Tripulantes e aeroviários na Avianca criam Grupo para debater melhores condições de trabalho

Posted by | junio 15, 2016 | latam, noticias | No Comments
Iniciativa é da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF). Próxima reunião deve acontecer em agosto

Tripulantes na Avianca brasileiros e colombianos se reuniram nesta segunda-feira (13) para debater problemas nas condições de trabalho, que podem afetar a segurança dos voos, e aprovaram como estratégia a criação de um Grupo de Trabalho.

A reunião foi realizada no hotel Ibis em São Paulo e foi uma iniciativa da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) e da Associação Colombiana de Auxiliares de Voo (Acav).

Segundo a coordenada da ITF e da RedeLatam, Dina Feller, os tripulantes na Avianca socializaram problemas comuns, como por exemplo, a precariedade nos hotéis em que ficam hospedados durante as escalas de trabalho.

“Condições precárias, como chuveiro frio, camas em péssimo estado, falta de segurança e até caso de tripulantes que foram assaltados a caminho do hotel foram alguns relatados. Na Rede LATAM, por exemplo, temos um protocolo de hotéis em que oferece melhores condições de acomodação aos tripulantes. Podemos debater e propor conjuntamente essa experiência aqui no Brasil”, explica.

Dina conta que essa reunião foi muito produtiva e a criação desse grupo de trabalho vai fortalecer as lutas dos tripulantes. “É importante participar para que possamos em conjunto com os sindicatos reivindicar melhores condições de trabalho e, com isso, garantir uma melhor qualidade de vida, trabalho e segurança para todos”, relata a sindicalista.

Também participaram da reunião a presidente da Associação Colombiana de Auxiliares de Voo (Acav), Cristina Cadavid, e a comissária de Voo na TAM, que tem participado das discussões na RedeLatam, Luciana Vaz.

Combate às terceirizações 

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Auxiliares de Guarulhos (Sintaag/CUT) — que representa cerca de seis mil trabalhadores em empresas auxiliares no Aeroporto Internacional de Guarulhos — participaram de uma reunião com representantes da ITF no domingo (12). Na ocasião, compartilharam as experiências nefastas do aumento da terceirização feitas pela Avianca nos setores de check-in, cargas e rampa.

O encontro também reuniu dirigentes do Sindigru, que representa os aeroviários nas empresas aéreas, que socializaram o sucesso da Campanha Sindicalização na Avianca, batizada de Café Sindigru. “Graças à Campanha, aumentamos a filiação de trabalhadores da Avianca e, com isso, conscientizamos sobre a importância deles lutaremos pelos seus direitos junto com o Sindigru”, conta José Assis Pereira, diretor jurídico do Sindicato e membro da Direção da FENTAC.

Próxima reunião
A próxima reunião do Grupo de Trabalho da ITF com os tripulantes e aeroviários na Avianca deve acontecer em agosto.

Por: Viviane Barbosa, da Redação FENTAC
Publicado en www.fentac.org.br

 

Dejar un comentario

Your email address will not be published.

Límite de tiempo se agote. Por favor, recargar el CAPTCHA por favor.